Biografia
Inicial >> Biografia >> Wilton Santana
Voltar

Wilton Santana

Foto de Wilton Santana

Escolhi este cantinho para compartilhar um pouco da minha trajetória no esporte e na educação física.

Iniciei-me no futsal aos 11 anos de idade. Antes disso jogava bola na rua. Tive a sorte de ser orientado por três técnicos dedicados (Nelson Zaminelli, Bolão (in memorian) e Fuzil), hoje amigos estimados, e de jogar com uma geração excelente de jogadores. Isso resultou num aprendizado rico, em quatro títulos paranaenses, da categoria mirim à juvenil e em algumas passagens por seleções estaduais da época (seleção do Paraná infantil e juvenil).

Como todo jogador que se destaca no futsal, migrei para o futebol. Estive no juvenil e juniores do CR Flamengo (RJ) de 1985 a 87, com uma passagem pela Seleção Brasileira SUB-16 quando, em 1985, fomos bronze no Mundial da China. Nos juniores do Flamengo vencemos, em 1986, a Taça Guanabara, o campeonato carioca e a Taça Belo Horizonte.

Quando tudo parecia caminhar para uma carreira promissora no futebol, retornei à Londrina, ao estudo e às quadras. Quando me perguntam o motivo dessa atitude dou explicações diferentes. Hoje não darei nenhuma.

Ingressei no curso de Educação Física da UEL em 1989 e, como a maior parte dos alunos, inicie-me como técnico de futsal de categorias menores. Nestas permaneci de 1990 a 2002. Em 1994, tive a sorte de ser contratado por um clube (Iate Clube) que me deu condições de disputar, além dos campeonatos municipais, os estaduais e, por duas vezes, a Taça Brasil de Clubes. Foi assim, a partir dos desafios que essas competições me impuseram, que aprendi a ser técnico. Trabalhei para jovens muito dedicados, que me ouviam e gostavam de mim; vencemos e perdemos alguns campeonatos e aprendemos amizade, cooperação, perseverança e futsal. Por muito tempo esses meninos foram a minha família fora de casa; muitos deles estão, hoje, em equipes profissionais de futsal e de futebol no Brasil e no exterior; outros optaram por carreiras distintas da esportiva.

A partir de 1995 iniciei-me como técnico da categoria principal e logo no meu primeiro campeonato estadual, em 1996, dirigi um grupo muito comprometido que conseguiu vencer, de forma invicta, a 1ª Divisão do Campeonato Paranaense/Chave Prata, conduzindo o Iate Clube à Divisão Especial. Permaneci na Série Ouro por cinco temporadas e dirigi, além do Iate Clube, Aguativa Futsal, Londrina Futsal e Ibiporã Futsal; fui técnico de Londrina nos Jogos Abertos Brasileiros (JAB'S) e em algumas edições dos Jogos Abertos do Paraná (JAP'S); do Paraná no Campeonato Brasileiro de Seleções Adulto e no Brasileiro de Seleções Infantil.

Concomitantemente à quadra e às competições, exerci algumas outras atividades: escrevi, em 1996, "Futsal: metodologia da participação" (Editora Lido); de 96 a 99, fui técnico de futebol da Sub-15 do PSTC; de 94 a 96, fui professor do Colégio Máxi (escola particular); entrei, em 1997, para o corpo docente do curso de Educação Física da UNOPAR, do qual saí em dezembro de 2007.

Em 2002 fui para a UNICAMP. Foi assim que obtive, em 2003, o título de mestre em Educação Física, na área de pedagogia do movimento; escrevi, em 2004, "Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização" (Editora Autores Associados), mesmo ano em que ingressei no doutorado em Educação Física, o qual conclui em dezembro de 2008.

Em maio de 2007 entrei para o corpo docente do Curso de Esporte da Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde leciono as disciplinas Pedagogia do Esporte, Futsal e Métodos de Ensino-Aprendizagem dos Esportes.

Publicidade

Ensinando 2
DVD - Análises táticas
Ensinando futsal para crianças 1 p

Parceiros