Treinamento 36 artigo(s) cadastrado(s)
Inicial >> Leitura >> Treinamento >> O suporte e o apoio ofensivos
Voltar

O suporte e o apoio ofensivos

Imagem do autor do artigo

Wilton Carlos de Santana

Docente do Curso de Esporte da UEL (PR)

Doutor em Educação Física - UNICAMP (SP)

O suporte e o apoio ofensivos são atitudes tático-técnicas que têm o objetivo de aumentar as chances de a equipe conservar a posse da bola, um princípio para se ter êxito ofensivo. Este texto pretende explicar do que se trata cada uma e, ainda, diferenciá-las.

O suporte é a atitude do jogador de se posicionar atrás da linha da bola, de modo ser uma opção de passe para quem tem a bola. Trata-se de uma cobertura ofensiva, como se vê na figura 1.

 

Figura 1 – Suporte

 

O suporte é interessante na medida em que dá certa segurança para o portador da bola; por isso, muitos técnicos o chamam de “passe de segurança”.

Por sua vez, o apoio é a atitude de quem está à frente da linha da bola e, quase sempre, mais avançado, de se oferecer como opção de passe para o portador da bola, como se vê na figura 2.

 

Figura 2 – Apoio

 

 

O apoio é interessante porque dá opção de a bola ser passada para o fundo da quadra, obrigando os defensores a recuarem, o que, muitas vezes, desafoga o ataque. Se a bola “entrar e sair” rápido, a posse de bola está garantida. Quase sempre o passe para o apoio, na profundidade, é seguido de uma penetração, mediante um cruzamento, tabela, aproximação para chute.

Uma boa estratégia de jogo ofensivo, portanto, é oferecer as duas opções para o portador da bola: passar para trás (suporte) ou para frente (apoio), como se vê na figura 3.

 

Figura 3 - Suporte + apoio

 

Seguramente essa combinação facilitará a manutenção da posse da bola, medida importante se se pretende terminar bem o ataque.

Por último, lembre-se de que essas ações, que são tático-técnicas, podem ser conhecidas de outras formas dependendo de onde se está no Brasil. Isso tem de ser respeitado, pois não há, até o momento, um consenso nacional acerca desses termos táticos.

Importante mesmo é compreender o que ambos significam e treiná-los com seus jogadores.

Enviar para amigo

Enviar

para um amigo

Adicionar um comentário

Comentar

adicionar comentário

Todos comentários

0 comentário(s) cadastrado(s)

Publicidade

DVD - Análises táticas
70 Contextos P
Ensinando 2

Parceiros

Enviar para um amigo

Remetente

Destinatário